Sócrates tem condições para continuar?

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ERC emite parecer

Escrevo hoje pela última vez sobre este tema.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social reprovou, em deliberação, o que considera ter sido a interferência da administração da TVI na esfera de competências da direcção de informação, em relação à suspensão do Jornal Nacional de Sexta.
Ficou também decidido, a abertura de um processo de apreciação com o intuito de apurar se existiu ou não ingerência do poder político ou económico na actividade do operador relativamente à suspensão do Jornal.
Penso que fica demonstrado que se tratou de um acto ilegal.
É estranho este relatório ter demorado 40 dias a ser elaborado e ter surgido após os actos eleitorais... mas estamos em Portugal...

3 comentários:

  1. A ERC, emitiu finalmente um parecer em que reprovou a decisão tomada ela administração da TVI em cancelar o jornal de sexta-feira. Já todos havíamos percebido que alguém queria calar Manuala Moura Guedes, mas porquê ela??, porque talvez o tipo de jornalismo pelo qual ela optou não se enquadra muito bem aquilo que se chama jornalismo de informação, mas mais um jornalismo de intertenimento.
    Agora o que poucos devem saber, é que a mesma ERC reprovou esta atitud da administração da TVI, em cancelar o programa, á cinco meses atrás havia considerado o Jornal de sexta, um programa de conteúdos reprováveis, uma vez que misturava os acontecimentos como a opinião pessoal de cada um dos intervinientes, neste caso da jornalista e de alguns comentadores.
    Que tipo de avaliação é esta feita pela ERC, que utiliza dois pesos e duas medidas??
    Quanto a ter havido algum tipo de intervenção da parte do poder politico, só o tempo o dirá mas penso que o facto desda bomba ter explodido 3 semanas antes das eleições serviu apenas para desviar as atenções para os partidos da oposição.
    A decisão foi tomada, resta-nos esperar como esta telenovela vai terminar, e se o programa voltar a ser emitido, espero que a Manuela tenha aprendido a lição e seja um pouco mais imparcial e mais humilde como a sua equipa de trabalho, é que agora ela já não é a mulher do presidente...

    14.14

    ResponderEliminar
  2. A ERC face ao teor de queixas,independentemente do individuo,entidade ou instituição,queixosos,emitiu o seu parecer. E esse parecer reflecte o teor de criticas de cidadões comuns,independentementedas suas opções politicas. Não esta em causa a liberdade de pensar,informar,opinar. O que esta em causa é salvaguardar a soberania da informação isenta sobre a tentação da sua manipulação.

    ResponderEliminar
  3. A ERC - Se tivessem a ousadia de por em prática suas normas contra os os politicos com noticias mentirosas,tendenciosas e muitas das vezes prejudciais,pois são enganadoras,ai sim,teriam atuação moral. A pergunta que faço é: Um entrevistador ou um reporter,quando escuta um monte de besteirol, o que deve fazer...não fala nada...vai embora,dá com a cadeira no dito,levanta-se vai embora...

    ResponderEliminar