Sócrates tem condições para continuar?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Susan Boyle, Uma excepção!


Susan Boyle é um fenómeno de popularidade neste momento. Trata-se de uma escocesa que apareceu no reality show Britain's Got Talent e que encantou o mundo inteiro. Para se ter uma noção deste grande impacto, é suficiente referir que o seu vídeo já ultrapassou 186 milhões de visitas em apenas 3 semanas!
No momento em que se apresenta em palco, as pessoas presentes na plateia, o júri, ou até mesmo quem assiste ao vídeo, demonstra logo desconfiança e preconceito devido ao aspecto desleixado que Susan transparece. No final da actuação todos ficam com uma sensação de cinismo e de julgamento errado perante a grandeza da sua voz. Tudo isto fez-me reflectir: Qual será a razão de ao olharmos para Susan, termos vontade de rir e de não acreditarmos no que pode fazer, sem ainda não termos factos para executar essa avaliação? Conscientemente ou inconscientemente fazemos isto todos os dias!
Vivemos numa sociedade em que vigoram certos estereótipos, onde as pessoas são rapidamente categorizadas. Susan serve como um exemplo de quão superficiais nos tornamos. A idade, a raça, a aparência, são algumas das categorias que usamos para dividir as pessoas. Se uma pessoa não preenche determinados "requisitos", torna-se mais difícil ter uma oportunidade, porque simplesmente não é procurada e consequentemente tem dificuldade em provar o seu valor. Ao não encaixar nas nossas ideias pré-concebidas, tentamos ignorar as contradições e só as aceitamos quando já nada podemos fazer para o evitar!
Neste caso específico, Susan já viu o seu talento reconhecido, mas não passará de uma excepção na mente da maioria das pessoas.
Existem factos que nunca vão mudar. A sociedade até pode desaparecer com algumas ideias pré-concebidas, mas novas surgirão. O nosso gosto pelo estereótipo dificilmente irá mudar.


Susan está a conseguir vingar. Uma excepção, claro!

3 comentários:

  1. É por essas e outras que cada vez mais os seres humanos se afastam de outros.
    A importância excessiva da aparéncia e a ditadura a qual somos impostos cada vez mais coloca como prioridade o exterior e não os dotes e a capacidade de cada individou.
    Susan Boyle foi de certa forma humilhada até que os jurados e o público se dessem conta que aquela senhora,ao contrário de tudo que conhecemos,estava ali pra mostrar um talento que possui.
    Talento esse que não há silicone e maquilhagem que estraguem!

    Me revolta....

    ResponderEliminar
  2. A Susan Boyle é a prova de que grandes talentos necessitam de oportunidades!

    ResponderEliminar
  3. O que mais me encantou na Susan Boyle nem sequer foi a sua voz que é, diga-se, excepcional! Contudo, o que mais me marcou é que a Susan Boyle representa um camada de indivíduos que passam ao lado do sucesso por não serem aproveitados apesar do taleno enorme que têm. Isto tudo porque fogem do mediatismo.

    Sabes bem que já dei este exemplo algumas vezes mas é sempre o que me vem à cabeça: há montes de licenciados em Comunicação Social que não têm emprego porque não alinham em certos "favores" e depois vem a Maya apresentar programas aparecida sabe-se lá de onde, sem categoria nem formação, simplesmente porque alinha nesta mediocridade em que hoje as estrelas femininas se redziram: aumentar o peito e ir ao máximo de festas possíveis.

    Susan Boyle não representa isso mas é genial. Merece este texto e muito mais, e eu deixo aqui o meu testemunho: Susan, é de gente como tu, talentosa e humilde, que este mundo precisa.

    ResponderEliminar