Sócrates tem condições para continuar?

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Voto Contra Socrates


Dia 27 são as eleiçoes legislativas. Votarei contra Socrates. Tenho acompanhado alguns debates e sei perfeitamente que Manuela Ferreira Leite é bastante fraca. No entanto, Socrates também não me convenceu.
Uma das frases que ouço quase todos os dias é :"Ainda poderiamos estar em pior situação..", o que espelha bem como vai Portugal.
Eu voto contra. Cansei-me do caso Freeport e da suposta falsidade da sua licenciatura, temas que nem vou abordar aqui! Mas estes não são os únicos factores que fizeram com que esta legislatura me pareça negativa:
-A taxa de desemprego subiu de 6,8% em 2005 para 9,3% em 2009;
-A dívida pública subiu de 62% do PIB em 2005 para 70,7% em 2009;
- O défice do Estado subiu de 5,2% do PIB em 2005 para mais de 6% em 2009;
- O endividamento das famílias subiu de 118% do rendimento disponível em 2005 para 135% em 2008;
- O rendimento por habitante é em 2009 o segundo pior da Zona Euro;
-A subida de impostos no inicio da legislatura levou ao encerramento de muitas empresas e consequentemente á subida do desemprego.
A minha opinião foi formada, através de todos estes factores.
Sou alguém que não percebe nada de politica, mas que gostava de ver algumas mudanças, para o bem de todos Nós.

16 comentários:

  1. Mais uma vez concordo contigo, principalmente em todos os pontos que destacas aqui.
    O mandato de Soctates foi uma vergonha e lamento profundamente que parte da opinião pública não consiga ver o que aconteceu.
    PS ou PSD, não obrigado!
    Basta de hegemonia do PS e PSD. Está visto que não têm capacidade para governar o país.
    Tem-se mostrado uma cambada de incompetentes e de soberbos, e tem sido uns governos Fantoches de uma classe empresarial sem escúpulos.
    A Justiça não funciona, foram eles que fizeram e aprovaram as leis. A Saúde idem. A Segurança idem. A Educação idem.
    Vou votar, mas não nestes dois, que já tiveram muito tempo para mostrar o que valem, e o que mostraram foi ser uma porcaria que não nos interessa.
    Os outros partidos tem capacidade, querem é apoucá-los.
    Já agora quem vende banha, a cobra é o socrates, não é mais ninguém.
    A entrevista foi uma porcaria que não explicou nada sobre o país fiquei sabendo o mesmo que antes.

    ResponderEliminar
  2. O país vai-se afogando aos poucos e a culpa é destes sucessivos governos que nada mais têm feito senão encher os bolsos á custa do "zé povinho", que coitado bem vai fazendo pela vida.
    Realmente o Sócrates vai deixar o país bem pior que aquilo que ele encontrou á quatro anos atrás, mas agora que as eleições estão á porta é hora de tomar uma atitude... mas se o eng. Sócrates já provou que não sabe governar, a dra. Manuela Ferreira Leite fala, fala mas também nunca ninguém a viu a fazer alguma coisa pelo bem de Portugal, e ela já lá esteve a comandar as finanças...
    Quem nos poderá valer afinal????
    O Paulo Portas, e em vez de andarmos de carro passaremos a andar de submarino... porque ele só mete água.
    Ou o camarada Jerónimo de Sousa, que já merecia ir gosar a reforma.
    Ou o Francisco Louçã, que ás duas por três lá vai dizendo umas coisas acertadas, umas meias verdades, efim ainda se vai safando... mas nunca terá hipotese, a não ser que isto dê uma volta muito grande.
    Quem nos há-de valer???

    p.s: Se calhar o que fazia falta era um Salazar para pôr o país em ordem...

    ResponderEliminar
  3. A mae dele comprou uma bruta casa e tem uma reforma de 300euros. So os provincianos é que nao vêm o que se passa aqui.

    ResponderEliminar
  4. Eu achei que a senhora dra. Ferreira Leite deu um banho no Sócrates e até achei bem-educada de mais porque o que aquele indivíduo precisava de ouvir ainda ninguém teve oportunidade de lhe dizer!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo: 11 de Setembro de 2009 22:50
    Muito bem comentado!Gostei.
    Também penso que um Salazar fazia jeito... Mas com direitos/liberdades/... diferentes.

    ResponderEliminar
  6. Este blog devia desaparecer, e voces todos tambem

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro lugar devo dizer que partes de um mau principio: Votar Contra! Nunca se vota contra nada vota-se a Favor de algo. Ou seja, as pessoas não podem ser contra Sócrates, têm que ser a Favor de Ferreira Leite, Portas, Louçã, Jerónimo, etc. Quando somos apenas contra algo é porque não sabemos bem porque lutamos nem que ideias temos.

    Acredito que esses valores sejam reais mas analisemos então de outra forma: até Junho de 2008 (altura em que estalou a crise internacional) esse valores tinham todos melhorado. Dizendo isso de outra maneira não há nenhum país no Mundo (nenhum!) cujas taxas de desemprego, dívida pública e endividamento das famílias tenha sofrido melhorias! Nem um!

    Acho que as pessoas ainda não perceberam bem o momento que atravessamos: a Islândia, que há ano e meio atrás era dos países mais ricos do mundo e com melhores índices de desenvolvimento entrou em bancarrota! Um país que foi à Falência!!

    Obviamente Portugal ressente-se de tudo isso porque depende em muito das políticas Norte-Americanas (cujas empresas sentiram o maior abalo desta crise) e principalmente da capacidade de exportar mercadorias para Espanha e Alemanha que representam cerca de 70% das nossas exportações. Estes países estão a perder fulgor económico e poder de compra logo Portugal exporta muito menos e os lucros da balança comercial são muito menores! A Espanha tem 10% de desempregados, ou seja, cerca de 6 Milhões de pessoas!!! Portugal, e o governo de Sócrates, muito têm feito para solucionar estes problemas!

    E não esquecer que as empresas estrangeiras não se lembraram de fugir de Portugal no Governo Socialista mas sim a partir de 2002 quando o primeiro ministro era Durão Barroso, esse tal, que seguiu o exemplo das multinacionais: abandonou o país quando viu que tinha mais lucros noutros locais!

    Na minha opinião devíamos ter tido há 20 anos atrás um Primeiro-Ministro como José Sócrates: com visão futurista e empresarial, inovador, dinâmico! Enquanto isso tivemos mais de 10 anos de Cavaco que enCAVACOu o país arruinando e estagnando a evolução económica de Portugal por não sabermos aproveitar os fundos europeus enquanto países como a Irlanda, que tiveram líderes com o mesmo perfil de Sócrates, investiram e procuraram inovar, são hoje dos países mais ricos e desenvolvidos da Europa.

    Se Sócrates tem defeitos? Óbvio!
    Tenho coisas contra ele? Algumas!
    Se tem maus ministros? Também!

    Mas Portugal tem problemas estruturantes na sociedade, problemas de mentalidade que se foram agravando com o tempo e não foram construídas bases na altura certa, ou seja, há 20 anos atrás! Não esquecer que Manuela Ferreira Leite foi ministra das Finanças e da Educação em alturas cruciais e essas são duas das pastas com piores indicadores de evolução em comparação com o resto da Europa. Fora isso, temos problemas na Justiça (onde inclusive já critiquei Sócrates), Segurança e Saúde (mais ao nível das listas de espera porque a medicina em geral é boa em Portugal), que deviam ser corrigidos mas que não começaram com este governo. Aliás, esta Ministra da Saúde, Ana Jorge, é das mais populares e consensuais no sector.

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  8. (CONTINUAÇÃO)

    Se podíamos estar melhor? Muito melhor, principalmente por culpa do Cavaco e dos amigos (o nome Dias Loureiro diz-vos alguma coisa?!).
    Se Sócrates podia ter feito um trabalho melhor? Naturalmente, mas a certa altura a crise condicionou-o.
    Se Ferreira Leite é a melhor solução? Julgo mesmo que representa tudo aquilo que Portugal não precisa neste momento! É mais à direita que o Paulo Portas, pior só o José Pinto Coelho, o tipo do PNR.

    Gostaria ainda de acrescentar que foi uma boa altura para estalar esta crise das escutas, um esquema bem montado para mandar abaixo Sócrates mas que teve um efeito suicida nos autores da proeza. A questão é: se se comprovar que o assessor de Cavaco esteve mesmo por trás disto é muito grave, um tipo de política suja ao nível do melhor que existe na América Latina.

    E o que mais me enerva: o nosso Presidente nunca fala. Ou porque "não comenta assuntos fora da sua competência" ou porque "não é o momento adequado" ou por outra desculpa qualquer. Só soube alarmar o país inteiro para convocar uma conferência de imprensa às 20h, abertura dos Telejornais, para falar do estatuto dos Açores!!! E numa questão tão delicada como a das escutas e que o envolve remete-se ao silêncio??

    Umas últimas notas:
    - Não devemos esquecer que MFL disse que as obras públicas só servem para reduzir a taxa de desemprego em Cabo Verde e na Ucrânia, uma atitude demasiado xenófoba e descriminatória;
    - Não devemos esquecer que MFL disse que o que o país precisava era de 6 meses de ditadura para isto ir ao sítio. Ela devia explicar isso era às pessoas que estiveram em Peniche, no Tarrafal ou em Caxias. E às famílias dos que não saíram de lá;
    - Todos falam que Sócrates ordenou ou fez pressões para terminar com o Jornal Nacional de MMG. Por mais válidas que estas teorias sejam, não passam de isso mesmo: teorias. Enquanto do outro lado existe um caso concreto: o PSD calou Marcelo Rebelo de Sousa na TVI quando este criticava o governo de Durão Barroso (do qual MFL fez parte);
    - MFL assinou, enquanto Ministra da Educação, um decreto-lei que proibia os professores de prestar declarações públicas;
    - MFL aprovou, enquanto Ministra das Finanças, o projecto para o TGV baseando-se na mais-valia económico-social que este poderia trazer ao desenvolvimento do país para agora se mostrar numa Anti-TGV?!

    PLEASE!...

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho uma ideia bem definida. Não quero continuar a ver o Engenheiro (?) Sócrates no cargo que ocupa. Quero uma mudança. Uma ideia que abrange vários portugueses.
    Obviamente que sou a favor de um outro candidato, mas parto sem duvida do principio de que não quero lá este Sr.
    O meu objectivo não é defender a Ferreira Leite, considero-a até algo limitada, mas uma grande conhecedora da Economia.
    Mas sim, sou contra muitas das coisas feitas durante os últimos anos:

    -Uma das situações foi o caso do aumento do IVA, algo que praticamente senti na pele. Como dizes, as empresas começaram a sair de Portugal antes deste aumento, mas sem duvida que isto veio acentuar estas saídas e também o encerramento de muitas empresas..ou será que não te lembras dos encerramentos de fábricas que faziam noticia na abertura dos telejornais???? Socrates também aprovou um Código Laboral, que permite despedimentos mais fáceis e deslocalizações.

    - No que refere a Educação, foi lançado um ataque aos professores nunca antes visto, sem tentativas de acordo, repleto de intransigências.
    Outro ponto discutível, são os inúmeros cursos de formação, que servem praticamente só para reduzir as listas de desempregados.
    Temos também o Magalhães, que digamos é um caso muito interessante em que o computador acaba de ser suspenso, um ano após o lançamento.

    -No que diz respeito á agricultura, faço algumas perguntas: Que disse Sócrates da agricultura? Nada. Quantas vezes escolheu a agricultura para tema nos debates quinzenais do parlamento, nos últimos 4 anos? Nunca.
    Será que a agricultura não é importante para Portugal? Para ele não..foram cortes e mais cortes nos orçamentos.

    Estas são algumas das razões. Não inúmero todas, até porque já referi muitas aqui..

    ResponderEliminar
  10. Quanto ao TGV, acredito que não será muito importante para o país. Acho mesmo que é um grande risco que não deveríamos correr neste momento. Cabe aos especialistas avaliar os riscos, ganhos e perdas. Eu considero um risco á primeira vista.
    Sim, Manuela Ferreira Leite, contradiz-se em várias coisas, mas num certo ponto percebo-a: a situação do país mudou, logo há decisões que também podem mudar…

    No caso de Manuela Moura Guedes, claro que nunca haverá provas, mas para mim é um pouco óbvio demais o que aconteceu. Ou acreditas que o Sócrates é um coitadinho? O caso da licenciatura, do Freeport, etc. é tudo perseguição?

    Vamos fingir que somos uns tapadinhos:)

    Voto contra Socrates.

    ResponderEliminar
  11. Esqueci-me de falar da questão da Asfixia Democrática mas MFL foi tão patética que nem vale a pena bater mais no ceguinho.

    Sinceramente acho pouco importante se ele é Engenheiro ou não. Jerónimo não tem curso e isso não o impede de ser Primeiro Ministro; Humberto Delgado não tinha nenhum curso (que eu saiba) e lutou imenso pela liberdade que temos!

    O que é preocupante é a forma como ele tirou o curso mas não hajam ilusões: há matrafias dessas em todos os partidos! Todos!

    O IVA aumentou no Governo do Durão de 17% para 21% se não estou em erro! E o IVA não tem relação com as empresas (isso é o IRC). E acho que estás um pouco enganado: essas empresas começaram a deslocar-se em 2004, ou seja, quando 10 novos países aderiram à UE, países esses que têm mão de obra mais barata e por vezes mais tecnologia (porque, como referi, na altura certa não investimos!).

    E tenho conhecimento, de fonte segura que, por exemplo, a Auto-Europa ainda não abandonou o país porque o governo lhe deu alguns “benefícios” fiscais. Um esforço que pode ser considerado esquema por alguns mas que poupa ainda mais desempregos.

    Tens total razão na questão dos cursos de formação! Total, na minha opinião! Até acrescento mais: o acesso ao ensino superior é injusto beneficiando alunos da Madeira, Açores e Militares! O ano passado entraram na faculdade e curso que eu queria 10 alunos (em 85, o que significa quase 12%) com média inferior à minha só porque são dos Açores, Madeira ou Militares!!!

    O Magalhães não me parece uma mais valia muito grande, ao contrário do E-Escola mas o pessoal aproveita para achincalhar. A questão é que os lucros da JP Sá Couto (empresa nacional!!) subiram cerca de 1000% (sim, MIL, não me enganei!) e conseguimos exportar os computadores para a Venezuela!

    (CONTINUA)

    ResponderEliminar
  12. (CONTINUAÇÃO)


    Não comento a questão dos professores porque simplesmente não estou dentro do assunto. Não sei quem tem razão! Mas o próprio Sócrates já reconheceu falta de sensibilidade no desenrolar da questão.

    Não é Sócrates que escolhe os temas para discussão no parlamento, são os grupos parlamentares!! E a agricultura foi discutida muita vez entre Paulo Portas e Jaime Silva…

    E se entendemos que a situação do país mudou para algumas coisas também temos que entender então que essa mudança afectou as tais questões como desemprego, dívida pública, etc…

    Não acredito que Sócrates seja um coitadinho. Até já escrevi sobre o caso Freeport.
    A questão é que eu ouço desde miúdo os portugueses dizerem que “isto nunca esteve tão mau”, querem sempre a mudança. Nas questões essenciais ele é melhor que os outros. Agora, que me interessa se ele deu uma casa à mãe no Heron Castillo por ter conhecimentos?? Até eu dava à minha se conseguisse!!! LOL

    Mudar para pior? Não.

    Sócrates pode nunca se ter licenciado. E MFL que apoiou a Guerra do Iraque?!...
    Eu nem sequer vou votar, mas se votasse não era contra Sócrates. Tenho alguma memória e o PSD não me dá credibilidade à excepção de 3/4 elementos!...

    ResponderEliminar
  13. De acordo com tudo Deivid. Socrates fora. BASTA

    ResponderEliminar
  14. O aumento do IVA afectou as empresas..diminuiu o poder de compra de todos nós!! Logo as vendas baixaram..para não falar que as empresas na fronteira ficaram numa situação delicada, perante a diferença de IVA entre Portugal e Espanha..

    Durão aumentou o IVA de 17% para 19%!!! No entanto Sócrates passou a sua campanha inteira a dizer "Não vou aumentar os impostos mas também não os vou baixar". No dia 01/07/2005, já eleito Primeiro Ministro, subiu o IVA de 19% para 21%.

    Palavras para ke???

    ResponderEliminar
  15. Vai ganhar mas nao é com o meu voto!!

    ResponderEliminar
  16. Quanto ao OTA e o TVG...
    O nosso sistema de saúde pode estar falido, o desemprego pode estar a aumentar a cada dia que passa e podemos estar nos últimos lugares da Europa no que concerne á educação.
    Mas há que ver o lado positivo de tudo, daqui a uns anos vamos ver mais duas alternativas para emigrar sem dúvida alguma e isto eu chamo boas noticias!

    ResponderEliminar