Sócrates tem condições para continuar?

terça-feira, 26 de maio de 2009

Manuela Moura Guedes


O assunto mais falado nos últimos dias é a acesa discussão entre Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto no Jornal Nacional de Sexta.
Eu gosto da Manuela. É um facto indiscutível. Gosto do seu estilo irreverente, audaz, capaz de fazer perguntas que jamais alguém tem coragem para as fazer. Com ela não há entrevistas combinadas, daquelas em que não aparecem as questões comprometedoras. Manuela diz tudo, questiona tudo. Sem medos.
Muitas pessoas são da opinião que Manuela persegue Sócrates, bem como outras figuras da política. Eu não acredito nisso, pois acho que procura a verdade, algo que não é bem aceite por muitos..Aliás, esta é a opinião da maioria dos Portugueses, porque embora para alguns custe a aceitar, este Jornal é o mais visto da Televisão Portuguesa.
Sempre gostei desta postura da TVI: informar as pessoas sem olhar a interesses políticos. Só que esta postura criou alguns inimigos, sendo exemplo disso esta discussão entre Manuela e Marinho.
Marinho Pinto não tinha moral para chamar o que quer que seja ao trabalho de Manuela. Uma pessoa que acusa tudo e todos de corrupção, sem dizer nomes e sem provas, merece alguma credibilidade? Não seria melhor este Sr. estar caladinho?
Manuela esteve bem. Que continue o seu caminho!

13 comentários:

  1. Manuela es maior. Nao há ninguem como tu.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida alguma eu partilho da mesma opinião que tu...
    A Manuela Moura Guedes subiu muitos pontos na minha consideração!
    Mauela que tantos acusam de usar um estilo jornalistico demagógico e populista dá uma grande demonstração de coragem e de grandeza,trazendo um conhecimento público aquilo que é mais que evidente:O controlo ferreo da comunicação social...
    Só uma mulher com grandeza provoca tanto comentário.Se não o fosse estava tudo calado.Invejosos!
    Força Manuela és a maior!Não vamos deixar colocar mordaças a quem tem coragem pra dizer verdades!A TVI é corajosa!Força Manuela estás coberta de razão!
    E Ainda acrescento que o jornal nacional da sexta está muito bem entregue porque não há ninguem como TU...

    ResponderEliminar
  3. Pois...Pois...Pois...Mas a Manuela é uma MULHER de comunicação...
    A mente que interpreta as informações é a tua...
    Realmente uma frase fora do contexto tem mesmo uma dimensão diferente.
    No fundo tem aquela que lhe quizerem dar...
    Muito Obrigado MANUELA pelas informações trazidas pelo o seu jornal nacional de sexta.

    ResponderEliminar
  4. ridículos...
    você devem morar no "mundo da lua"...
    acordem para a realidade, ou então, comecem a assistir ao Telejornal da RTP1...vejam o que é o verdadeiro jornalismo imparcial.

    ResponderEliminar
  5. Jornalismo imparcial na RTP1? Não gozes comigo ANONIMO...

    ResponderEliminar
  6. Aqui deve ser dos poucos pontos em que discordamos :)

    Eu não gosto da Manuela Moura Guedes, como jornalista.

    Em relação ao caso específico do Marinho Pinto posso dizer algo: o homem diz a verdade, na minha opinião, mas está a ir contra os poderes instalados. Neste país quem faz isso acaba nas ruas da amargura.

    Contudo, o que fica dessa discussão é que desceram os dois ao mesmo nível!

    Não dou razão a nenhum mas há que atentar que aquele espaço é da responsabilidade do pivot e ela não só o deixou descambar como contribuiu em larga escala para esse descalabro.

    Manuela é fraquíssima como jornalista, faz-me lembrar o Ricardo Araújo Pereira no sketch intitulado "Gajo de Alfama": ela diz tudo o que lhe vem à cabeça sem o mínimo sentido do que é ética jornalística e respeito pelas partes envolvidas.

    Até costumo dizer que ela parece que só ali anda porque dorme com o patrão. LOL

    Não é preciso ser-se brejeiro para alcançar a verdade.

    Jornalistas a sério, competentes e que se dão ao respeito são, por exemplo, Carlos Daniel, Ana Lourenço, Henrique Garcia (1 de cada estação para não parecer que há preferências).

    Mas, no top, está Mário Crespo.

    Sério, Competente, Culto, Conhecedor da realidade que aborda, Incisivo e Isento. Tudo o que gosto num bom jornalista e tudo aquilo que Manuela não é.

    E para provar que não é preciso ser-se brejeiro para alcançar a verdade, vê este duelo entre Mário Crespo e Valentim:

    http://www.youtube.com/watch?v=-jacl0ekXpE


    E, vendo isto, equiparamos Manuela (e, por exemplo, Marinho Pinto) a quem? Crespo ou Valentim?...

    ResponderEliminar
  7. Eu não digo que Marinho Pinto esteja a mentir. Aliás é certo que existem advogados que ajudam a praticar certos delitos, entre outras coisas, mas vir dizer isso e não apresentar nomes nem provas, vale o quê afinal?

    Manuela é diferente de todos os que enumeraste, mas isso não implica que não tenha qualidades. É uma forma de jornalismo diferente, que não é habitual em Portugal, mas segundo li (não vi..), é algo corrente noutros países, que até usam um jornalismo mais assertivo. Concordo com a condução que faz das entrevistas, algo que é muito criticado. Penso, que não é uma condução de ataque, mas sim de muita insistência, do querer chegar mais longe, ao fundo das questões. Esta forma causa alguns desconfortos:)

    Em relação ao Mário Crespo, conduziu muito bem a entrevista ao Valentim, concordo contigo. No entanto, acho que lhe falta algo, pelo menos o seu programa na Sic Generalista não me convence..

    ResponderEliminar
  8. Há estilos e a Moura Guedes tem o seu que não me ofende antes pelo contrário, ensiste que é preciso investigar,temos o direito de saber quem são as pessoas que nos governam e em quem votamos, porque esta paz podre é nauseabunda.
    Chegou a hora de saber a verdade doa a quem doer e não vejo que seja tão mau dar noticias que podem ser importantes para averiguar, condenar se tiver que se condenar e absolver se for o caso. Não era mau quando há suspeição os próprios se disponibilizassem até seria bom, quem não deve não teme!Acho eu!

    ResponderEliminar
  9. A jornalista Moura Guedes faz explicitamente o que muitos jornalistas fazem discretamente, o jornalismo tava nu e a internet veio mostrar, isso. Estamos num importante momento para que os "mediadores" da informação coloquem a mão na consciência e façam um bom jornalismo pois, assim como sempre fizeram com todas as instituições (e até com as pessoas) esses também tão a ser vigiados e qualquer manipulação internacional corre o risco de ser desmascarado.

    ResponderEliminar
  10. Não me foi passada qualquer procuração para defender Moura guedes a jornalista, mas o que eu e a grande maioria dos portugueses é que sempre que esse SrºMarinho Pinto é entrevistado em RTP os entrevistadores são completamente dominados por ele e ficam-se nas covas, quando o deviam era pressionar para responder as perguntas que lhe são feitas e não as que ele quer responder.

    ResponderEliminar
  11. O que Marinho Pinto disse até podia ser mentira, a questão é: Manuela Moura Guedes não está a apresentar um programa de investigação como Casos de Polícia o Prós e Contras. Nem sequer apresentou argumentos, limitou-se a chamar bufo ao homem, elevando assim o interesse mas descendo o nível num espaço sobre o qual ela é responsável.

    O Mário Crespo tem dificuldades em cativar as massas em Portugal exactamente por isso, os portugueses gostam é de Show Time. Estão-se pouco maribando para o que realmente é importante, querem é achincalhar a coisa. Um exemplo: um avião cai - as notícias estrangeiras põe na TV técnicos a falar sobre as possíveis causas do acidente e o que pode ter gerado tal catástrofe; as TV's portuguesas metem um roapé do género "500 mortos e o número pode subir" e o que tentam captar logo é imagens dos familiares a chorar. Ou seja, interessa é o espectáculo!

    E acho, não desfazendo, que a tua análise comete um erro desde o início no sentido em que dizer que a Manuela faz "uma forma de jornalismo diferente". Aquilo não é jornalismo. A sério, não é. Aquilo é um programa de entretenimento do Zé Tuga: tem hora e dia da semana marcada e é anunciado com pompa e circunstância como se fosse a final da Champions porquê?! Porque não anunciam assim o Jornal de 2ª com o Pedro Pinto?!

    Anunciam aquele "noticiário" como anunciavam o Big Brother ou as Novelas. Ou seja, o que interessa é gerar polémica e confusão não através da verdade mas através da brejeirice, captando assim a atenção das massas.

    Isso não é jornalismo, é espalhafato televisivo.

    Eu voto contra.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns á Manuela Moura Guedes pela forma assentivel como entrevistou Marinho Pinto.
    Necessitamos de mais jornalistas como a Manuela com sentido critico é uma forma de fazer jornalismo que questionem os entrevistados de forma activa, enquanto portugal tiver jornalistas apaticos e a aceitarem sem questionar tudo o que os entrevistados afirmam Portugal continuará a situar-se continuamente na cauda da Europa.

    ResponderEliminar
  13. Parabéns á Manuela Moura Guedes pela forma com que fez o badameco do Marinho Pinto mostrar a sua verdadeira face. Um individuo que acusa toda a gente e não especifica alguém é um badameco.
    O Marinho Pinto é um louco que como outros loucos estão em destaque neste miseravel e maltratado país.
    Se não fosse o jornalismo agressivo não se tinha dado o watengate, nem ficariamos a saber os meandros da politiquice.
    Que a Manuela Moura Guedes é afressiva, é verdade, mas em entrevistas noutros canais os entrevistadores só dizem o que querem mas com ela não é assim e o Marinho Pinto que o diga quando ela lhe chamou "Fufo" ele perdeu a cabeça a postura de um bastanário

    ResponderEliminar